Volume 04
Ernst Widmer - A Formação dos Compositores Contemporâneos... ...E seu papel na Educação Musical

Breve Resenha


Capa Volume 04

A formação dos compositores contemporâneos... E seu papel na Educação Musical (1988) reflete o pensamento composicional e pedagógico de Ernst Widmer em sua maturidade. Sucinto e objetivo ao extremo (são apenas 5 páginas datilografadas), este ensaio contém a definição de Widmer das duas leis que, ao seu ver, devem dirigir o ato criador bem como o ensino da composição. Essas leis são: Organicidade e Relativização. A primeira tem a ver com a concepção, com o processo orgânico do qual resulta a forma: “conceber, fazer nascer, deixar brotar, vingar, vicejar e amadurecer”. A segunda se baseia na relatividade das coisas, dos pontos de vista: “Devemos admitir [...] a realidade paradoxal do ‘isto e aquilo’. Inclusividade em lugar de exclusividade.” O ensaio de Paulo Costa Lima é uma análise crítica do texto de Widmer, mostrando uma teia de relações sutis, onde, segundo o próprio autor, “a ideia da engrenagem ou ciclo reunindo organicidade e relativização reverbera em todos os cantos.”

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.