Volume 02
Fernando Cerqueira - Elegia

Breve Resenha


Capa Volume 02

A Elegia de Fernando Cerqueira foi uma das obras que integraram o evento que deu origem ao Grupo de Compositores da Bahia: o concerto da Semana Santa de 1966. Na época, o compositor era aluno de Ernst Widmer nos antigos Seminários Livres de Música da UFBA. Trata-se, portanto, da obra de um compositor estreante.

A peça tem por base o poema Eu vos anuncio a consolação de Jorge de Lima. Uma frase melódica extraída de um canto indígena (provavelmente Yawalapiti) funciona como “idéia geradora”. Em torno dessa idéia, a obra evolui de acordo com as técnicas de desenvolvimento temático tradicionais, com inversão, contraponto inversivo, transposição, e exploração de motivos do tema.

A instrumentação, bem como mudanças de andamento, dinâmica, textura, e de coleções referenciais harmônicas (diatonia, octatonia, cromatismo) atuam na definição de uma forma fechada, com Introdução, 3 seções (A,B e A´) e Coda. A estrutura rítmica impregna a obra de atmosferas opostas, que tanto se justapõem em seções contíguas quanto se sobrepõem numa mesma seção. É interessante notar como uma característica estrutural essencial da obra de Ernst Widmer - a justaposição de elementos opostos, incongruentes - também se faz notar na obra de seu aluno, desde quando estudante.

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.