Volume 02
Lindembergue Cardoso - Educação Musical - Método

Breve Resenha


Capa Volume 02

Inspirado em brincadeiras infantis, o Método de Educação Musical de Lindembergue Cardoso destina-se principalmente às crianças. Suas características preponderantes são o estímulo à criatividade e à interatividade através de atividades lúdicas, que centralizam a composição coletiva e a improvisação.

Concebido em oito seções, o Método de Cardoso inclui: a exploração do timbre vocal, centrado nas vogais, consoantes e sons onomatopaicos; exploração de timbres de bugigangas; desenvolvimento da percepção através de exercícios de notação gráfica e ditado; roteiros para improvisação inspirados em brinquedos de parque de diversões; interação entre a improvisação dirigida e a composição de repertório tradicional; e coreografias para a "teatralização" de construções sonoras. Com esse conjunto de ações, estimula principalmente a curiosidade pelos timbres concretos e suas possibilidades construtivas, conduzindo, indiretamente, ao entendimento das possibilidades expressivas da música contemporânea.

Analisando a proposta pedagógica de Lindembergue Cardoso a partir das características intrínsecas à sua formação como músico, Regina Cajazeira contextualiza suas observações nos discursos sobre Educação Musical desenvolvidos na Bahia por Ernst Widmer e Carmem Mettig Rocha, no pensamento de músicos contemporâneos que marcaram a formação musical na Escola de Música da Bahia, como Murray Schaeffer, e de outros autores que se debruçam sobre a criatividade em grupo (De Masi) e o ensino interativo (M. Silva).

Cajazeira observa a proposta didática de Cardoso sob o ponto de vista progressista construtivista, e chama atenção aos processos de ensinagem: "prática social complexa efetiva, entre professor e aluno, que engloba tanto a ação de ensinar quanto a de aprender". Em sua percepção, a grande contribuição do Método é a demonstração de possibilidades do aprendizado musical a partir de elementos simples, fáceis e naturais, que podem ser adaptados a qualquer contexto.

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.