Volume 01
Ernst Widmer - ENTROncamentos SONoros. Ensaio a uma didática da música contemporânea

Breve Resenha


Capa Volume 01

Escrito em 1972, o "Ensaio a uma Didática da Música Contemporânea" foi concebido para a candidatura do autor ao Concurso de Professor Titular do Departamento de Composição, Literatura e Estruturação Musical da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Nele, o autor pretende "fornecer subsídios para a reorientação do ensino e divulgação da música", traçando situações, pontos de partida, rumos e metas. Uma frase concebida pelo autor serve de epígrafe ao trabalho, e ao mesmo tempo determina sua articulação em três seções: "A contemporaneidade... Não continuará sendo considerada irrelevante ou estranha ... Se a própria aprendizagem se tornar um processo criativo". As bases teóricas de Widmer são Jean Piaget e Edgar Willems. Os comentários críticos de Alda Oliveira observam o texto de Widmer à luz de teorias pedagógicas mais modernas.

Uma obra didática para orquestra - Rumos, Op. 72 " é apresentada pelo autor como "complemento" do seu ensaio. Esta obra encontra-se editada na série "Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA" (vol. 16), com comentários analíticos de Ilza Nogueira.

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.