Volume 12
Ernst Widmer - ENTROncamentos SONoros op.75

Breve Resenha


Capa Volume 12

ENTROncamentos SONoros é uma obra composta em 1972. Na sua análise, Ilza Nogueira informa que o título se deriva da tese escrita no mesmo ano pelo compositor para o Concurso de Professor Titular da UFBA, em conseqüência da qual, Widmer montou um projeto didático voltado à apreciação da música nova, à capacitação de público para a compreensão de pressupostos básicos da construção musical e a aceitação das sonoridades da vanguarda.

Derivada das propostas didáticas da tese, a obra foi concebida para esse projeto, na expectativa de funcionar como um experimento pedagógico, no qual a linguagem artística seja mediadora de ensinamentos e propiciadora de aprendizagem. Trata-se, pois, de uma associação entre pedagogia e composição, visando à educação musical informal nas salas de concerto, à formação de público para a música contemporânea. O trabalho composicional com tais objetivos propõe-se antes como um procedimento estratégico do que como “obra de arte”. Trata-se, portanto, da elaboração de rotinas que possibilitem revelações, o despertar de consciências. Para isso, o compositor propicia comparações entre elementos contrastantes, semelhantes, equivalentes, e até estimula a integração do público no processo de construção musical, propiciando a lucidez através do lúdico.

ENTROncamentos SONoros não é, portanto, uma obra em que Widmer projeta seu estilo composicional, à maneira inequívoca como faz em suas composições com objetivo estético. Nela não se encontram as tendências estilísticas que marcaram, como uma assinatura artística, sua trajetória composicional: o referencialismo, o regionalismo. Ainda assim, outras das tendências constantes em sua obra adquirem aqui valor temático: a pesquisa tímbrica e a tendência ao teatro musical.

Erro: Nao foi possivel selecionar o banco mhccdb. Erro: Incorrect integer value: '' for column 'user_id' at row 1




© 2000 - 2024 Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA
Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada unicamente para fins de pesquisa.